Engajamento e Mobilização Social

A história recente do Brasil é marcada pelos processos de redemocratização e descentralização da gestão pública, sendo a participação da sociedade na gestão de políticas uma previsão expressa da nossa constituição. Discussões relacionadas à co-produção de políticas públicas ganham destaque, e um consenso se forma em torno da importância de incluir a população em múltiplas esferas de formulação e gestão.

Ainda há grande parte da população, todavia, que desconhece a existência de espaços em que possa co-criar e participar do debate público ou que não acredita que terá voz. Além disso, viabilizar e incentivar a participação pública na era da informação requer capacidade de gestão de múltiplos recursos e canais de comunicação. A Agência de Desenvolvimento é um aliado das prefeituras para atender a esses desafios: criar espaços para o debate, engajar a população a participar e gerir múltiplos recursos e canais de comunicação.

Criação de espaços para o debate

A Agência de Desenvolvimento tem experiência na organização de fóruns contínuos e temporários para promover

o debate público, atuando desde a organização logística, com atenção a espaços e horários que viabilizem a participação, até a divulgação dos encontros.

Engajamento da população

Durante a realização de encontros de debate público, especial atenção deve ser direcionada para dar voz a todos os

presentes e incentivar que opiniões e sugestões sejam compartilhadas. Isto é obtido pela aplicação de técnicas e ferramentas que permitem também sistematizar os resultados dos encontros, para posterior consulta e análise.

Gestão de múltiplos recursos e canais de comunicação

A gestão de múltiplos canais de comunicação é importante para a divulgação prévia dos encontros, de seus resultados e, também, para permitir que aqueles que não possam comparecer pessoalmente tenham oportunidade de registrar suas sugestões e considerações. A Agência de Desenvolvimento tem expertise na comunicação multi-canal, com criação de sites, gestão de redes sociais e de e-mails, além da criação de vídeos e artes. Os resultados dos encontros são compilados em vídeos e notícias, com atuação de nossa equipe de comunicação e jornalismo.