História

A Agência de Desenvolvimento de São João surgiu em 1999 a partir da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento de São João da Boa Vista – CMD com representantes de todos segmentos da sociedade. A principal missão era atrair novos investidores para o município por meio das empresas locais e novas, gerando desenvolvimento social e econômico para a cidade.

Em 2010 a Agência realizou o “São João 2010”, um estudo voltado para a transformação da sociedade sanjoanense através de escuta social. Houveram reuniões com lideranças da cidade, associações de bairro, instituições sociais e população. Com esse diagnóstico foi possível destacar o amor e apreço dos sanjoanenses pela Serra da Paulista foi quando se iniciou programas de ocupação da Serra com foco em um novo Programa de Desenvolvimento Turístico para a região, objeto de estudo da PUC – MG.

No período de 2000 a 2013 a Agência desenvolveu programas de capacitação profissional por meio do programa de Qualificação de Mão de Obra, em parceria com a Prefeitura, SENAI e setor industrial sanjoanense.

Entre 2002 e 2005 a Agência manteve contrato com a prefeitura municipal e promoveu diversas atividades de Qualificação Profissional, Capacitação de Recursos, Estudo de Viabilidade, Promoção de Jovens Talentos e na construção do Banco de Talentos, ações incorporadas à Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento.

A Agência foi apoiadora do Programa São João Mais Verde em 2014, quando promoveu a revitalização do Bosque Municipal Gavino Quessa. Em 2014/2015 realizou o levantamento de dados regionais com a Urban System, empresa especializada em análise de dados demográficos em mapas digitais, para dimensionamento e levantamento de tendências em mercados e cidades. Tais dados forneceram base para estudos de planejamento para a Prefeitura Municipal e alimentou os estudos do Conselho Municipal de Urbanização, assim possibilitou o início dos estudos para o Plano Diretor.

Em 2015, o Plano Diretor de São João da Boa Vista, torna-se realidade e passa pelo processo inicial, com a Agência de Desenvolvimento em parceria com o FDTE e a USP Cidades, esta que é um centro de pesquisa, formação e difusão de soluções inovadoras para a gestão urbana no Brasil. A Agência ainda desenvolveu estudos levantamentos de dados e consultas públicas para o Plano Estratégico 2050.