São João 2050

São João 2050

Saiba mais: http://www.saojoao2050.com.br/

São João 2050 é um plano estratégico de longo prazo para a cidade e reflete o esforço de toda a gestão municipal, servidores públicos, sociedade civil e população, pensando no desenvolvimento da cidade com visão de médio e longo prazo. Trata-se de um documento técnico, composto pelo USP Cidades, que se torna a “espinha dorsal” e conceitual do Plano Diretor. “São João 2050” deve ser entendido como um compêndio de conceitos e propostas em prol de uma cidade que assegure crescimento saudável e oportunidades para seus moradores. Se divide em cinco eixos estratégicos: Mobilidade e Transporte, Desenvolvimento Sustentável, Serviços e Equipamentos Públicos, Espaços Públicos e Segurança e Habitação e Saneamento.

Sendo um plano de longo prazo ele orienta estratégias e ações de investimentos em desenvolvimento urbano, que visa tornar a cidade mais competitiva, atraente e harmônica em termos sociais, urbanísticos e ambientais. Por meio da identificação dos problemas tendenciais é que se constrói o cenário desejado, seguindo metas e objetivos a partir do consenso de todos

Durante um ano foram realizadas diversas reuniões com representantes da sociedade e também com a população para que fosse desenhado o modelo de cidade que cada um queria. Foi um amplo processo participativo até se chegar no Plano apresentado em maio de 2016 no Theatro Municipal.